electroestimulacao desportiva pt
Epicondilite e tratamento com eletroestimulação

Epicondilite e eletroestimulação

Mais conhecida como “cotovelo de tenista” ou “cotovelo de golfista”, a epicondilite é uma inflamação que provoca dor na parte externa do cotovelo.

Hoje quero contar-te como a eletroestimulação pode ser útil para reduzir e tratar essa dor no cotovelo.

O que causa a epicondilite?

Tensões constantes ou sobrecargas repetidas, como jogar tênis, golfe, apertar e soltar manualmente ou com um chave de fenda, bater uma e outra vez… são as principais causas da epicondilite. Não é necessário ser tenista ou golfista para ter inflamação do epicôndilo. Jardineiros, carpinteiros, músicos, mecânicos, donas de casa, sapateiros, açougueiros… qualquer um que realize uma atividade repetitiva com os antebraços, mãos ou pulsos pode sofrer deste desconforto em algum momento da vida.

Que programa de eletroestimulação serve para tratar a epicondilite?

Por sorte, os eletroestimuladores podem ser uma solução rápida para aliviar a dor no cotovelo causada pela epicondilite, e até mesmo podem ajudar a fazê-la desaparecer completamente se usados corretamente.

Para obter melhores resultados, é importante descansar enquanto se realiza o tratamento. Este descanso é fundamental para liberar a tensão na área afetada.

Se não for possível descansar devido à tua atividade laboral ou outros motivos, usar um bracelete para a epicondilite pode ser muito útil, pois reduz a tensão nos músculos e tendões inflamados, facilitando a recuperação.

Utiliza o programa Epicondilite

Se o teu eletroestimulador tiver o programa chamado “Epicondilite“, estás com sorte.

Usa-o durante 10 dias seguidos a uma intensidade agradável, onde apenas sintas um formigamento leve. A intensidade deve ser baixa para evitar qualquer espasmo muscular.

Se o teu dispositivo não tiver o programa específico para a epicondilite, podes seguir esta sequência de programas alternativos: utiliza o programa TENS (podes escolher entre o Antálgico modulado ou o TENS normal ou convencional) duas vezes de manhã e outras duas à tarde.

Se não tiveres tanto tempo disponível, realiza três sessões depois do almoço, uma no café da manhã, outra no almoço e a última no jantar. Podes fazê-lo enquanto comes, sempre com cuidado para que os cabos não se enganchem em nada.

Cada sessão geralmente dura entre 15 e 20 minutos.

Com esta sequência, em dois ou três dias deves sentir um grande alívio e a dor terá diminuído.

Um dado muito importante: se depois de usar o programa TENS e descansar um pouco, não melhorares e a dor persistir, por favor consulta o teu médico. Ele saberá avaliar melhor do que ninguém a tua situação e dar-te uma solução.

eletroestimulação e epicondilite,

O próximo passo é reforçar para evitar caíres novamente

Uma vez que o tratamento com eletroestimulação comece a surtir efeito e apenas sintas desconforto, é hora de passar para o próximo passo. Aplica o programa “Antidolor” ou “Endorfínico” no antebraço para melhorar a circulação sanguínea, reduzir a tensão muscular e promover a regeneração do tecido inflamado. Faz este programa uma vez depois do TENS durante 15 dias.

Lembra-te de que este é uma massagem, então não deve causar dor.

Duas vezes por semana é necessário reforçar os músculos do antebraço para evitar que se voltem a lesionar devido a um baixo tônus muscular. Para isso, usa o programa “Força” ou “Tonificação” durante 10 minutos.

Para prevenir futuras lesões, é importante fortalecer os músculos do antebraço (sempre uma vez que a inflamação tenha desaparecido). Duas vezes por semana, usa o programa “Força” ou “Tonificação” durante 10 minutos. Faz este treino durante um mês para que os músculos do antebraço recuperem o seu tônus muscular e sejam menos propensos a lesões.

A constância é a chave

Uma vez que a dor tenha desaparecido, se tiveres tendência a lesionar-te facilmente, realiza o programa de fortalecimento uma vez por semana para manter a força e evitar recaídas.

É importante usar o bracelete para a epicondilite durante o tempo que durar o tratamento (não enquanto fazes a eletroestimulação, mas no teu dia a dia). Isso reduzirá a tensão nos músculos do antebraço e facilitará a recuperação. Além disso, aplica gelo pelo menos duas vezes ao dia e faz alongamentos do antebraço logo após a massagem com gelo.

Se seguires estes conselhos, vais notar grande alívio na dor e vais sentir como, dia após dia, esta diminui.

Microcorrente, terapia de luz vermelha e magnetoterapia para epicondilite

Tanto a microcorrente quanto a terapia de luz vermelha e a magnetoterapia também são altamente eficazes para reduzir e eliminar a tensão e inflamação nos músculos do antebraço. Estas terapias são anti-inflamatórias e regenerativas, por isso o seu uso garante uma redução da inflamação e um alívio imediato da dor.

No entanto, é importante ter em mente que estas terapias não contribuem para o fortalecimento muscular. Por isso, se decidires usá-las, seria recomendável complementá-las com algum tipo de exercício voluntário para fortalecer os músculos do antebraço. Isso é necessário para garantir que, uma vez que a dor e a inflamação tenham desaparecido, possas iniciar a fase de fortalecimento muscular e prevenir futuras lesões.

Pêlo e adesivo não se dão bem

Um dado muito importante. O pêlo e o adesivo dos eletrodos não se dão muito bem. Se tiveres muito pêlo no braço, seria conveniente que o cortasses pelo menos enquanto durar o tratamento. Dessa forma, terás sessões de eletroestimulação mais confortáveis e os eletrodos durarão mais tempo.

Não estou a dizer para depilares os braços, apenas que cortes o pêlo para que o adesivo do colante funcione melhor e possa estar em contato direto com a pele, sem pelos no meio.

Podes raspá-los para deixá-los curtos, sem chegar a retirá-los completamente.

Tenho a certeza de que com este tratamento de eletroestimulação vais melhorar a tua epicondilite.

Sê feliz!

Pedro García

Mais artigos...

Partilhe com os seus amigos

Conheça os nossos produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Precisas de ajuda?
Scan the code
Olá!!!
Está à procura de um produto e não tem a certeza de qual é o que melhor lhe convém?

Quer que eu o ajude?
Aceito ser incluído no ficheiro de Pedro García López para receber uma resposta ao meu pedido. Poderei cancelar a minha inscrição de acordo com a Política de Privacidade.