Dor de costas e tratamento com electroestimulação

Utilização do programa TENS

Muitas pessoas que fazem exercício físico e dispõem de um eletroestimulador, quando terminam o treino utilizam o programa TENS para relaxar os músculos. Todos os que realizam esta prática pensam que o estão a fazer bem já que uma vez finalizado o programa sentem um grande alívio nos músculos, ao aplicar o dito programa.

Se é um dos que utiliza o programa TENS do seu eletroestimulador para relaxar os seus músculos, posso dizer-lhe que o está a fazer mal.

Em EletroEstimulação Desportiva vou ensinar-lhe a utilizar o TENS.

O que é o TENS?

O TENS é um programa de estimulação nervosa transcutânea que serve para tratar a dor. Sem dúvida alguma é um dos melhores programas dos que dispõe um electroestimulador.

Quando está a aplicar o programa TENS, está a bloquear as sensações nervosas da dor que existem na zona eletroestimulada, ou seja, está a retirar a sensação de dor mas não está a atacar a origem do problema. Desta maneira, utilizando o programa TENS obterá na zona o bloqueio da dor parcial ou total conseguindo um alívio e um efeito analgésico através da libertação de endorfinas.

Para dores tanto crónicas como agudas e localizadas como lombalgias agudas, epicondilites, dores de cervical, dores de costas… o programa TENS é uma magnífica ajuda que eliminará o mal-estar da zona afetada conseguindo assim devolver à pessoa as boas sensações.

Como coloco os adesivos condutores e os polos positivo e negativo?

Se vai aplicar o TENS do seu eletroestimulador para aliviar as dores digo-lhe que a colocação dos adesivos condutores e dos cabos não é importante neste programa. Não terá que seguir nenhuma pauta especial. Terá apenas de colocar os adesivos condutores à volta da zona dorida.

A intensidade para realizar este programa terá que ser a justa até que note uma agradável cócega ou formigueiro na zona. Lembre-se que este é o programa para bloquear as sensações nervosas e não para treinar o músculo, pelo que terá que parar a intensidade quando notar um formigueiro na zona a eletroestimular. Lembre-se que os seus músculos não devem chegar à contração.  Se tem cabo MI ajudá-lo-á muito para saber qual é a intensidade mais adequada.

Uma vez que já sabe o que é que faz o programa TENS, digo-lhe que não deve utilizá-lo para relaxar depois de um treino já que não vai atuar sobre os seus músculos, a não ser que tenha dores musculares e queira eliminar a sensação de dor, caso contrário apenas vai atuar sobre a sua pele e sobre os seus nervos. Qualquer programa de massagem de que disponha o seu eletroestimulador vai ser muito mais eficaz para relaxar e recuperar as boas sensações do que um programa TENS.

Lembre-se de utilizar este programa para eliminar as dores e recuperar o bem-estar. Eliminará a sensação de dor, mas não a origem da dor.

Seja Feliz

Pedro García