
Eletroestimulação e cabo Mi; O cabo Mi aumenta a intensidade sozinho? Diferencie entre intensidade e quantidade
Uma das dúvidas mais frequentes que surge quando se utiliza o cabo Mi dos eletroestimuladores compex é não ter bem clara a diferença entre quantidade de eletricidade e intensidade.
Já li em algumas páginas da internet, ou mesmo nas instruções do eletroestimulador compex, que o cabo MI calcula a cronáxia exata para enviar a quantidade correta de eletricidade ao músculo. Essa manobra, a do diagnóstico e a do envio de eletricidade é automática, pelo que o utilizador não deve fazer nada.
A dúvida existe quando, assim que o diagnóstico termina, é necessário aumentar a intensidade.
E alguns perguntam-se…
–Mas se é necessário aumentar a intensidade de maneira manual… então para que é necessário o diagnóstico? Não cabo MI não me aplica a quantidade exata? Então… qual é a função do cabo MI?
Meus queridos amigos, hoje, como dizia o grande Monstro das bolachas da “Rua Sésamo”, vamos explicar a diferença entre quantidade e intensidade para que todos entendam. Já sabem que não gosto de tecnicismos. Esses deixámo-los para os puristas, por isso fá-lo-emos de maneira simples, à minha maneira.
Quantidade de eletricidade, amplitude de impulso ou cronáxia: Mede-se em microssegundos e é a quantidade de eletricidade que é necessária enviar ao músculo para que este reaja ao impulso elétrico. A quantidade de eletricidade a enviar vai depender da distância a que esteja esse músculo do cérebro, necessitando mais quantidade os gémeos que os bíceps (devido à distância do cérebro).
A cronáxia, ou é bem calculada pelo cabo MI ou precisa de a selecionar você no menu (escolhendo a zona a eletroestimular) antes de começar a utilizar o eletroestimulador.
Intensidade de eletricidade: Esta mede-se em Miliamperios e também pode expressar-se em unidades de energia. É o que sabe quando carrega no botão do eletroestimulador. A intensidade é a que lhe vai dar as contrações musculares mais ou menos fortes. A que faz com que os seus músculos se movam, ou que treinem bem, ou sejam massajados.
Um exemplo:
Imagine um jato de água que sai por um tubo de 20 centímetros de comprimento. Se o tubo tivesse 40 centímetros, saía mais quantidade de água. Isso seria a cronáxia ou a amplitude de impulso. A quantidade de água. No caso da eletroestimulação, a quantidade de eletricidade que necessita um músculo para reagir.
Se o jato está a 10 centímetros de altura, cairá com uma pequena força, mas se a aumentar para um metro, esse mesmo jato de água cairá com mais força. E se aumentar a um metro e meio, ainda cairá com mais força. A mesma quantidade de água mas com mais força. Isso, comparativamente seria a intensidade.
Bem, espero que tenha ficado esclarecido do que é a intensidade e o que é a quantidade de eletricidade.
Se não ficou claro ou se desejar ter algum dado novo, pode deixar o seu comentário e partilhar os seus conhecimentos e inquietudes com toda a gente.
Seja Feliz
Pedro García