Não podia acreditar. Como é possível que os óculos com lentes progressivas provoquem dores na cervical?
Recibi um email que dizia tal e qual isto:
“Olá Pedro:
Sou uma rapariga que faz desporto frequentemente e nunca padeci de grandes dores. Entre o pilates e a eletroestimulação, a verdade é que não me dava nada mal.
Mas o que aconteceu é que desde que comecei a usar óculos com lentes progressivas, tenho umas dores tremendas na cervical. Não sei qual é o motivo, mas é insuportável. Tenho um eletroestimulador compex que uso para as pernas e abdominais, mas ainda não comecei a utilizá-lo para as cervicais. Acha que o seu programa para o tratamento de cervicais me poderá ajudar?
Obrigado pela sua ajuda”
Já tinha ouvido que o uso de óculos podia provocar dores de cabeça durante os primeiros dias, até que nos habituamos a eles, mas… dor de cervical?
Falei com um amigo que trabalha numa ótica e comentei o caso com ele. O que ele me disse é que era perfeitamente normal e a sua explicação foi a seguinte:
“Quando se começa a utilizar óculos progressivos é normal que nas primeiras semanas tenha dores na cervical devido a estar continuamente a baixar e a subir a cabeça para encontrar o ponto exato de focagem. Este movimento faz com que as cervicais se encarreguem e provoquem em alguns casos uma dor aguda e incómoda”
Fiquei surpreendido. Não sabia.
Se começar a usar óculos com lentes progressivas e notar que a cervical se ressente, pode usar o programa TENS e o Oxigenação para aliviar as dores na cervical.
Algumas pessoas aplicam programas e intensidades que em vez de relaxar, o que fazem é stressar. Coloque sempre uma intensidade agradável, e ainda mais na zona cervical.
Tenha em atenção que a cervical está muito próximo da cabeça, e um programa mal aplicado nessa zona é mais fácil provocar stresse no seu sistema nervoso.
Faça o que fizer, nessa zona aplique sempre intensidades mais suaves
Seja Feliz
Pedro García