electroestimulacao desportiva pt
Contraindicações e perigos da eletroestimulação

Contraindicações e perigos da eletroestimulação

Hoje vou falar-te de um tema muito importante que todos devemos conhecer antes de mergulhar no mundo da electroestimulação. Acompanha-me nesta viagem para descobrir as contraindicações e perigos que deves ter em conta ao utilizar um electroestimulador muscular.

Tudo tem os seus prós e contras; a electroestimulação também

Um dia, meu avô, um homem muito sábio, gentil e paciente, disse-me que nesta vida não há nada que seja o melhor, melhor do mundo, nem algo que seja o pior, pior do mundo. As coisas que existem têm suas vantagens e desvantagens e temos que aprender a tirar o melhor das coisas boas e o melhor das coisas menos boas.

A electroestimulação, embora seja uma das melhores coisas que conheci em termos de treino desportivo e recuperação muscular, também tem seus perigos e contraindicações e deves conhecê-los para evitar te machucar quando a usares.

Existem certas condições para as quais está proibido o uso de um electroestimulador.

Quais pessoas NÃO podem fazer electroestimulação?

Marcapassos e problemas cardíacos

Se tens um marcapasso ou sofres de certas doenças cardíacas, deves evitar a electroestimulação.

A principal razão é que a electroestimulação funciona através de impulsos elétricos que estimulam a contracção dos músculos. Estes impulsos elétricos também podem interferir no funcionamento normal de um marcapasso, o que pode levar a um ritmo cardíaco irregular ou mesmo pôr em risco a vida.

Além disso, pessoas com doenças cardíacas como insuficiência cardíaca, angina de peito ou história de enfarte do miocárdio, devem ter precaução com a electroestimulação, pois a estimulação elétrica pode aumentar a demanda de oxigênio do coração e causar agravamento dos sintomas ou o aparecimento de complicações.

Epilepsia

Pessoas com epilepsia ou problemas de sensibilidade nervosa também devem ter precaução, já que a electroestimulação envolve o uso de impulsos elétricos para estimular a contracção muscular e, em alguns casos, esses impulsos podem desencadear crises epilépticas em pessoas susceptíveis.

Não costuma ser o habitual, mas pode acontecer.

Embora nem todos os indivíduos com epilepsia experimentem convulsões ao usar a electroestimulação, é importante que aqueles com histórico de epilepsia consultem seu médico antes de empregar esta técnica.

Tumores e metástases

Embora seja uma técnica eficaz para melhorar a força e o tónus muscular em pessoas saudáveis, pode ser prejudicial para quem tem algum tipo de tumor ou metástase.

Estas são algumas das possíveis razões:

Estimulação do crescimento tumoral: Os impulsos elétricos podem aumentar o fluxo sanguíneo e linfático na área onde a electroestimulação é aplicada e, segundo alguns médicos, poderia estimular seu crescimento e proliferação.

Disseminação de células cancerosas: A aplicação de electroestimulação em áreas próximas a tumores ou metástases pode facilitar a disseminação de células cancerígenas para outras partes do corpo, aumentando o risco de metástases adicionais.

Interação com tratamentos médicos: A electroestimulação pode interferir com alguns tratamentos médicos para o câncer, como a quimioterapia ou a radioterapia, o que pode diminuir a sua eficácia ou aumentar o risco de efeitos secundários.

Trombose e processos hemorrágicos

Quando há a formação de um coágulo num vaso sanguíneo que pode bloquear o fluxo de sangue na área afetada, a electroestimulação pode aumentar o risco de desprendimento do trombo, já que a contração muscular estimulada poderia empurrar o coágulo para a circulação sanguínea, podendo causar uma embolia e ter consequências potencialmente fatais.

Processos hemorrágicos

Pessoas com distúrbios de coagulação, como hemofilia, ou que estão tomando anticoagulantes, têm um maior risco de sofrer hemorragias. A electroestimulação pode causar lesões musculares ou nos tecidos circundantes, o que pode desencadear uma hemorragia em pessoas com esses distúrbios. Portanto, é melhor evitar a electroestimulação nesses casos.

Com febre também não

A febre é uma resposta do sistema imunológico a uma infecção ou inflamação. É importante esperar que a febre desapareça e o corpo esteja totalmente recuperado antes de considerar o uso da electroestimulação.

Alterações de sensibilidade

Pessoas com alterações na sensibilidade da pele, como neuropatia periférica, queimaduras ou certas condições dermatológicas, devem ter precaução com a electroestimulação.

O uso de impulsos elétricos pode causar desconforto, irritação ou até lesões na pele se os parâmetros do dispositivo não forem ajustados corretamente ou se forem aplicados sobre áreas com sensibilidade alterada.

Aplicação perto da artéria carótida é perigoso

A electroestimulação não deve ser aplicada no pescoço, perto da artéria carótida, pois pode interferir na regulação da pressão arterial e no fluxo sanguíneo para o cérebro.

A estimulação elétrica nesta área pode causar uma queda repentina da pressão arterial, tonturas, desmaios e até um acidente vascular cerebral.

É fundamental evitar a aplicação de electroestimulação no pescoço e perto da artéria carótida.

Outras contraindicações da electroestimulação

Com hérnia inguinal ou umbilical, não uses o electroestimulador no abdómen

A electroestimulação envolve o uso de impulsos elétricos para estimular a contração muscular. Se for aplicada na área de uma hérnia inguinal ou umbilical, as contrações musculares induzidas podem aumentar a pressão na área afetada e agravar a hérnia.

Além disso, o uso de electroestimulação na região abdominal pode aumentar a dor e o desconforto associados à hérnia.

Varizes muito pronunciadas

Se tens varizes pronunciadas, deves ter precaução ao utilizar electroestimulação, pois as contrações musculares podem exercer pressão adicional sobre as veias enfraquecidas, e isso pode aumentar o risco de complicações.

Se quiseres utilizar electroestimulação com varizes profundas, é melhor optar por massagem, TENS e Microcorrente.

Não utilizar do pescoço para cima

Não é recomendado utilizar a electroestimulação do pescoço para cima devido aos riscos e possíveis complicações associadas à estimulação elétrica em áreas próximas a estruturas sensíveis e vitais, já que a cabeça e o pescoço abrigam várias estruturas importantes, como o cérebro, os nervos cranianos, a medula espinhal e as artérias e veias principais que fornecem sangue ao cérebro.

Aplicar electroestimulação nessas áreas pode ser perigoso, pois os impulsos elétricos podem afetar negativamente essas estruturas delicadas e causar consequências graves, especialmente se for utilizado um electroestimulador que não tem programas apropriados para essa parte tão sensível do teu corpo.

Só se pode fazer se o programa estiver desenhado para esse fim específico ou se o electroestimulador tiver microcorrente facial ou programas EMS para o rosto, como o Globus Activa 700.

Electroestimulação e gravidez

Não é recomendado que as mulheres grávidas utilizem electroestimulação na área do abdómen devido aos possíveis riscos e complicações para o feto em desenvolvimento.

No entanto, em pernas, braços, cervicais… não há problema em aplicar uma massagem relaxante, um TENS anti-dor ou um programa de Microcorrente.

Sempre com os eléctrodos afastados do abdómen.

A electroestimulação é uma técnica muito útil, mas também tem seus riscos

Espero que este artigo te tenha ajudado a conhecer melhor as contraindicações e perigos associados ao uso da electroestimulação e lembra-te, sempre em caso de dúvida, consulta um profissional antes de iniciar qualquer tratamento ou programa de treino.

Se estás à procura de um electroestimulador e queres que te ajude a encontrar a melhor opção para ti, envia-me uma mensagem ou WhatsApp e juntos veremos qual pode ser o equipamento que se adapte às tuas necessidades.

Seja Feliz

Pedro García

Mais artigos...

Partilhe com os seus amigos

Conheça os nossos produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Precisas de ajuda?
Scan the code
Olá!!!
Está à procura de um produto e não tem a certeza de qual é o que melhor lhe convém?

Quer que eu o ajude?
Aceito ser incluído no ficheiro de Pedro García López para receber uma resposta ao meu pedido. Poderei cancelar a minha inscrição de acordo com a Política de Privacidade.