
Contraindicações e perigos da eletroestimulação
Um dia o meu avô, um homem muito sábio, amável e paciente, disse-me que, nesta vida, não existe nada que seja o melhor, melhor do mundo, nem algo que seja o pior, pior do mundo. As coisas que existem têm as suas vantagens e desvantagens e temos que aprender a tirar o melhor partido das coisas boas e o melhor das coisas menos boas.
A eletroestimulação, como todas as coisas da vida, ainda que seja uma das melhores, melhores coisas que conheci a nível de treino desportivo e recuperação, também tem as suas contraindicações.
Nem todas as pessoas a podem utilizar, e inclusivamente muitas das pessoas que a podem usar, porque não possuem nenhuma contraindicação, podem ficar mal, devido a uma má utilização ou a uma utilização abusiva.
Quando fazemos um uso errado da eletroestimulação, o nosso cérebro altera-se e temos dificuldade em dormir. Estamos muito excitados e passamos a noite da mesma forma que o dia, totalmente acordados. Sem falar nas fortes dores musculares que se podem ter, devido a uma utilização errada. A dor muscular pode durar até 6 dias e não estar totalmente recuperada até que não passem 10 dias, desde que se fez a eletroestimulação.
Já fui dizendo que tudo o que escrevo no blog: os treinos que faço e o pouco que fui aprendendo sobre a eletroestimulação, o mais importante foi graças aos livros que fui adquirindo, e a uma pequena parte dos meus conhecimentos são graças à minha experiência, por ter utilizado bem, e sobretudo mal, o eletroestimulador. Esse uso errado fez-me passar muitas noites em branco, e foi durante essas noites sem dormir, que se nasceu a ideia de fazer este blog para contar a minha experiência com a eletroestimulação.
Assim, já sabe, se não dorme despois de ter treinado ou até mesmo depois de ter feito uma massagem com o seu eletroestimulador, é possivel que estaje a fazer alguma coisa errada.
Mas, voltando ao tema dos perigos e contraindicações que um eletroestimulador pode ter, contar-lhe-ei os motivos mais importantes pelos quais algumas pessoas estão proibidas de usar um eletroestimulador. São todas as pessoas que:
- Usam marcapassos
- Sofrem de epilepsia
- Têm a pele lesionada com qualquer tipo de ferida
- Têm tumores ou metástasis
- Têm varizes muito pronunciadas
- Têm tromboses
- Têm processos hemorrágicos
- Têm febre
- Têm alterações da sensibilidade
- A todo as pessoas, a não ser que o eletroestimulador seja específico, está proibido de o utilizar do pescoço para cima. Nunca na cabeça.
- Doenças cardíacas ou arritmias
- Às grávidas, sobre o abdomem
- Não usar no trajeto de la artéria carótida
- Não usar se tem hérnias no abdomem ou região inguinal
Bom, como já se apercebeu, a eletroestimulação também tem as suas contraindicações e perigos. Espero que não seja nenhum dos seus casos, e se é e pretende usar a eletroestimulação, recomendo-lhe que se aconselhe com um médico, fisioterapeuta ou especialista para que o avalie e lhe dê a sua opinião. Ele será quem deve ter a última palavra..
Seja Feliz
Pedro García