
Eletroestimulação. Evite as picadas na sua pele
Comentamos no artigo anterior que um dos principais motivos que podem fazer com que não avancemos com os nossos treinos de eletroestimulação pode ser a conservação ou manutenção dos elétrodos. Se os nossos adesivos condutores não estão em ótimas condições, na hora de realizar a nossa sessão de treino ou massagens, sentiremos cada hércio na nossa pele com dor, como se nos estivessem a espetar alfinetes. É uma sensação de “picada” contínua que se torna muito desagradável ao utilizar a eletroestimulação.
O excesso de pelo é outro dos motivos que podem retardar o seu avanço. Quando se tem muito pelo, o adesivo condutor não adere bem à pele e isto faz com que a eletricidade não se transmita corretamente ao músculo. Desta maneira, pode acontecer que o elétrodo fique descolado por algum dos lados, ou que se levante um pouco sem que nos demos conta. Se isto acontecer, a eletricidade estará a chegar por uma parte do elétrodo em vez de por toda a sua superfície completa, podendo chegar a ser a eletroestimulação um tanto incómoda. É recomendável ter a menor quantidade de pelo possível para que a eletroestimulação seja cómoda.
Outra das causas que pode deter o nosso avanço é a escolha do dia da depilação. É sabido que para que os elétrodos agarrem bem na nossa pele, é necessário eliminar o pelo, mas é preciso que seja muito cauteloso na escolha do dia da depilação e do dia da eletroestimulação. A razão é muito simples. Ao depilarmo-nos, os nossos poros ficam abertos durante dois ou três dias. Se no mesmo dia de eliminar os pelos (depilação ou corte) ou, até ao dia seguinte, decidir usar o seu eletroestimulador, terá uma sessão muito incómoda e dolorosa. Sentirá cada hércio e cada impacto não só nos seus músculos, mas também nos poros da sua pele que ocupam cada elétrodo. Será uma sessão de eletroestimulação muito dolorosa e incómoda.
Para evitar isso, o melhor é depilar-se ao menos dois dias antes da primeira sessão de eletroestimulação.
Por exemplo:
Sai no fim de semana para fazer exercício durante o sábado e o domingo. No sábado utilizará um programa de recuperação fácil relativamente ao treino de domingo. Se se depilar na sexta, ou no sábado também terá dores. Faça a depilação na quinta e poderá fazer a sua sessão de eletroestimulação com total comodidade durante o fim de semana.
Seja Feliz
Pedro García