Eletroestimulador compex e o Cabo-MI

Eletroestimulação cronaxia e amplitude do impulso

Já se questionou alguma vez porque é que quando trabalha com um eletroestimulador lhe tem que indicar qual a zona a eletroestimular?

É a primeira coisa que lhe pede o eletroestimulador. Onde vai aplicar a massagem ou o treino. Até que realize este passo, não passa para a ação seguinte, que é a indicação da intensidade, se pretende, ou não, aquecimento e o nível a trabalhar.

Nem todos os programas lhe pedem qual a zona que vai trabalhar. Existem alguns que já veem pré-programados e não necesita de lhe dar indicações, como por exemplo os que o seu próprio nome lhes indica una zona específica: Lombalgia, Cervicalgia, epicondilite

Este tipo de programas, se reparar, não lhe pedem qual vai ser a zona a trabalhar. Começam imediatamente a aplicar a massagem.

Normalmente, os eletroestimuladores têm uma divisão do corpo em 6 zonas:

  • Pernas
  • Coxas
  • Abdomen
  • Peito
  • Antebraços
  • Braços

Como sabe que não gosto muito de palavras técnicas, e que me esforço sempre por explicar o que se refere à eletroestimulação, para que todos aqueles que não não percebem de eletricidade, o entendam, explicá-lo-ei com palavras muito simples para que todos compreendam de maneira fácil e sem complicação.

Cada zona ou parte do corpo necessita de uma amplitude de impulso ou quantidade de eletricidade  diferente para que o músculo tenha uma reação  eficaz, não necessitando da mesma quantidade um gemeo ou um bíceps. Esta quantidade de eletricidade ou amplitude de impulso vai estar determinada pela distância que existe desde o cérebro até ao músculo, necessitando de uma amplitude de impulso mais forte, os músculos mais distantes que os mais próximos da cabeça.

Em alguns eletroestimuladores Compex, este parámetro calcula-o o cabo MI, sabendo a quantidade de eletricidade que necessita de aplicar para que um músculo se excite e reaja corretamente. É por isso que quando tem o cabo MI e realiza o diagnóstico do seu músculo antes de treinar ou de aplicar uma massagem, o eletroestimulador não lhe pede qual a zona que vai trabalhar. O eletroestimulador só lhe calcula a cronaxia e sabe qual a amplitude de impulso que tem de aplicar.

Nesta tabela que lhe deixo de seguida, indico-lhe quais são as amplitudes de impulso necessárias para cada músculo.

Normalmente não é necessário saber este dado, uma vez que, em quase todos os electroestimuladores, este valor já vem por defeito, ou é calculado, como no caso do compex com o seu famoso cabo MI. No entanto, se tem um eletroestimulador que necesita de ser programado, esta tabela servir-lhe-á para saber qual a amplitude de impulso que necessita cada grupo muscular.

Zona Muscular Cronaxia microsegundo
Pernas 400
Coxas 350
Abdómen 300
Tórax 250
Antebraço 200
Braço 150

Seja Feliz

Pedro García