O uso das novas tecnologias impôs um importante avanço à sociedade. Com dispositivos como os smartphones ou BlackBerry podemos estar em comunicação e conectados em qualquer momento. No entanto, o uso contínuo destes aparelhos pode causar tendinites nos polegares.
Esta dor, popularmente conhecida como “polegar de Blackberry” acontece devido a uma tensão repetitiva do polegar, provocada pelo uso do teclado dos dispositivos móveis, tal como reconhece a Associação Médica Canadiana. Reconhecemo-la pela dor contínua no polegar, que aumenta quando temos que usá-lo para navegar pelo nosso telemóvel.
O envio contínuo de mensagens ou e-mails pelo telemóvel provoca uma pressão excessiva sobre os tendões que dobram e endireitam o polegar, provocando inflamação e dor
Também eu fui vítima de uma tremenda dor no polegar, provocado pelo uso deste tipo de telefones móveis.
Após uma visita ao médico, este informou-me que, ultimamente este tipo de dores era bastante frequente e o que estava recomendando era uma pomada anti-inflamatória e inclusivamente, se a dor fosse muito forte, imobilizar o dedo até que a inflamação passasse. Em resumo, que era uma tendinite e era necessário tratá-la como qualquer tendinite.
Ao ouvir a palavra “Tendinite”, lembrei-me do meu eletroestimulador. Como podia usar a eletroestimulação na dor do meu polegar?
Pus-me a pensar e fiz algumas experiências. Em 2 semanas tinha o dedo como novo, e ainda por cima reforçado para poder continuar a utilizar o meu telemóvel.
Quer saber o que fiz? Quais os programas que utilizei? Como é que coloquei os elétrodos?
Dê uma vista de olhos no vídeo, no qual lhe conto como utilizei a eletroestimulação para tirar a dor do polegar. Se não entender bem o Espanhol, pode escolher as legendas em Português.
Seja Feliz
Pedro García