Adesivos condutores e elétrodos de eletroestimulação em www.electroestimulacaodesportiva.com para cefar, compex, gobus

Como limpar os adesivos condutores ou elétrodos sujos

Alguns de vocês já me perguntaram qual é a melhor maneira de limpar os adesivos condutores ou elétrodos do eletroestimulador, uma vez que, com o passar do tempo, se foram sujando com pó, ou porque cairam ao chão, ou porque encostamos à roupa, ou então porque os deixamos em cima da mesa sem a devida proteção, ou ainda porque uma ou outra vez fizemos a eletroestimulação sem nos termos depilado previamente.

Pois, para todos os que não têm bem claro o modo de limpeza, aqui têm este artigo que acompanho de um vídeo. Neste explico-lhe, sempre de acordo com a minha experiência, como limpar os adesivos condutores ou elétrodos sem que se danifiquem, e digo, sem que se danifiquem, porque inicialmente eu próprio o fazia mal.

Nas primeiras vezes que tinha de lavar os meus adesivos condutores ou os elétrodos do compex, fazia-o com ajuda de água e sabão. Ficavam bem limpos, mas fui-me apercebendo de que de cada vez que os lavava, colavam cada vez menos. A sua vida útil diminuia e, em pouco tempo, começaram a magoar-me quando os usava, provocando-me fortes dores musculares, quando treinava com elevadas intensidades.

Se pretende lavar os adesivos condutores ou elétrodos do seu eletroestimulador e não quer encortar-lhes o tempo de vida útil, utilize água destilada.

Creio, e digo creio, porque não tenho a certeza, falo apenas pela minha experiência, que o adesivo condutor tem uma base alcalina, e ainda que existam sabões com base alcalina e que possuam uma acidez controlada, existem componentes na sua composição que deteoram os adesivos condutores. Comprovei-o, ao longo dos anos, com diferentes tipos de sabões e o resultado foi sempre o mesmo. Lavagem após lavagem, o elétrodo ia perdendo a sua eficácia.

Portanto, segundo a minha experiência, a melhor maneira de limpar os elétrodos que estejam sujos, é com água destilada. Uma boa quantidade de água e limpar a gelatina do pó, pelos e sujidades. Assim que tenha terminado de limpá-los, acrescente-lhes um pouco de gel de eletroestimulação e tê-los-á prontos para a próxima sessão de eletroestimulação.

Como recomendação:

  • Tenha atenção que os seus adesivos condutores para que não caiam ao chão
  • Que não se peguem à roupa
  • Tenha atenção em que face do plástico os coloca
  • Guarde-os no frigorífico
  • Após cada lavagem, coloque-lhes um pouco de gel

Desta maneira terá os seus adesivos condutores sempre limpos e prontos para os usar.

Lembre-se que os adesivos condutores ou elétrodos não duram a vida toda. Se lhe provocam dores, é necessário trocá-los.

Aqui lhe deixo um vídeo com mais informação. Não se esqueça de pôr as legendas em Português, se não entende bem o Espanhol.

Seja Feliz

Pedro García