Diferença entre o Pack ponto motor e o Lápis ponto motor

Lápis ponto motor e Pack ponto motor: o que são, para que servem e vale a pena comprá-los?

Pela minha experiência, o lápis ponto motor e o pack ponto motor são dois dos acessórios mais úteis que qualquer pessoa que utiliza um electroestimulador deveria ter.

Ambos têm uma função muito semelhante: ajudar-te a encontrar com precisão o ponto exato onde deves colocar os elétrodos.

Colocar os elétrodos no sítio certo é essencial para que os programas de treino muscular ou de massagem sejam realmente eficazes.

Diferença entre o Pack ponto motor e o Lápis ponto motor

Este acessório pode ter vários nomes. O nome técnico é “lápis localizador de pontos motores”, mas também é conhecido como:

  • Caneta ponto motor
  • Lápis electroestimulador
  • Lápis ponto motor Compex
  • Caneta localizadora Globus
  • Apontador electroestimulador
  • Lápis de ponto motor
  • Lápis de electroestimulação
  • Lápis Compex
  • Motor point pen Compex

O lápis ponto motor tem formato de lápis com uma ponta metálica arredondada e serve para localizar o ponto mais excitável do músculo. É precisamente aí que deves colocar os elétrodos para que a electroestimulação seja muito mais eficiente.

Se decidires comprar o lápis ponto motor, lembra-te de que também vais precisar de comprar o gel condutor à parte.

O pack ponto motor já inclui o lápis e o gel, tudo no mesmo conjunto.

Se ainda tens dúvidas sobre como se usa, para que serve ou se é mesmo necessário para ti, continua a ler — vou explicar tudo o que precisas de saber sobre este acessório quase indispensável.

Para que serve o lápis ponto motor?

A função do lápis ponto motor é ajudar-te a localizar o ponto muscular mais excitável (também conhecido como nervo motor do músculo).

Depois de o identificares, é exatamente aí que deves colocar o elétrodo para garantir a ativação do maior número possível de fibras musculares em cada contração.

Assim, vais obter uma electroestimulação de alta qualidade.

Conhecer com precisão o ponto motor faz toda a diferença nos resultados. Não é o mesmo colocar o elétrodo exatamente no ponto certo ou um pouco ao lado. Quando o elétrodo está bem posicionado, a contração é mais profunda, mais forte e muito mais eficaz.

Para quem é útil o lápis ou pack ponto motor?

Se vais comprar um electroestimulador Compex ou Globus para tratar dores nas costas, cervicais ou para trabalhar a zona abdominal, provavelmente não vais precisar deste acessório.

Nessas zonas, basta seguires os esquemas ou imagens do manual de instruções para colocares os elétrodos corretamente.

Nos programas de alívio da dor, não é necessário localizar o ponto motor.

Também não precisas de o fazer se usares cintas elásticas ou faixas com elétrodos, pois cobrem uma área maior e é mais difícil alinhar exatamente com cada ponto motor.

Mas, se vais usar o electroestimulador para melhorar o teu desempenho desportivo — por exemplo, treinando pernas com elétrodos — ou se o teu objetivo é ganhar massa muscular em peitorais, bíceps, tríceps, gémeos, quadríceps ou dorsais… então o pack ponto motor é essencial para ti.

Localizar corretamente o ponto motor ajuda-te a obter melhores resultados em menos tempo.

Com a ajuda do lápis ponto motor, saberás exatamente onde colocar o elétrodo e tirarás o máximo proveito das tuas sessões de electroestimulação.

Como se usa o lápis ponto motor?

É muito simples:

  1. Certifica-te de que tens o electroestimulador, os elétrodos, o gel condutor e o lápis ponto motor à mão.
  2. Liga um elétrodo ao cabo negativo do aparelho e cola-o na base do músculo que queres estimular. Por exemplo, se fores estimular o quadríceps, usa um elétrodo de 10×5 cm colocado na parte superior do músculo, a quatro dedos da anca.
  3. Liga o lápis ponto motor ao cabo positivo. Se o teu aparelho não distingue entre polos positivo e negativo, usa qualquer um dos dois.
  4. Liga o electroestimulador e escolhe um programa adequado para localizar o ponto motor. Mais abaixo explico quais podes usar.
  5. Aplica um pouco de gel na zona indicada para o polo positivo (geralmente marcado nas imagens de colocação dos elétrodos) e aumenta ligeiramente a intensidade.
  6. Com movimentos lentos e leves pressões na pele, desliza o lápis ponto motor sobre o músculo. Quando encontrares um ponto que provoque contração, localizaste o ponto motor.
  7. Limpa o gel com papel e coloca o elétrodo diretamente sobre esse ponto.

Lembra-te: nem todas as pessoas têm o ponto motor no mesmo local, e até pode haver diferenças entre os dois lados do corpo.

Programas para localizar o ponto motor e como usá-los

A maioria dos electroestimuladores tem um programa específico para localizar o ponto motor. Mas se o teu não tiver, podes usar programas como:

  • Descontraturação
  • Endorfínico
  • Dor Muscular
  • Dor Crónica

Estes programas estão disponíveis na maioria dos modelos e funcionam bem para este objetivo.

Muito importante para aparelhos Compex com tecnologia “Mi”

Se o teu Compex tem cabos com tecnologia Mi, deves desligar o cabo Mi antes de procurar o ponto motor. Quando esse cabo está ligado, o aparelho faz automaticamente um escaneamento da cronáxia do músculo, o que impede o uso de outros cabos nesse momento.

Se tens um modelo sem fios, também deverás desativar essa função de escaneamento para poderes usar os programas recomendados.

Outras marcas (Globus, Beurer, Medel, Medkey, TensCare…) permitem localizar o ponto motor diretamente, sem ajustes especiais.

Depois de encontrares o ponto motor, limpa a zona com um pano suave ou papel que não largue pêlulas para não sujar os elétrodos. Cola o elétrodo por cima e podes começar a tua sessão de electroestimulação!

Como usar o lápis ponto motor em electroestimuladores Compex sem fios (SP8, SP6, Fit5)

Nos electroestimuladores Globus ou Compex com cabo, a utilização do lápis ponto motor é muito simples: liga-se ao cabo positivo e usa-se com gel para encontrar o ponto motor.

Mas… e quando não há cabo?

A dinâmica é a mesma, mas muda a forma.

Nestes casos, deves ligar o lápis ponto motor à cabeça transmissora onde está o interruptor de liga/desliga do Compex sem fios. A outra cabeça liga-se ao elétrodo colocado na base do músculo.

O conjunto do cabeçal + lápis ponto motor deve ficar com o aspeto de um “cogumelo”.

Marca o teu ponto motor para não teres de o procurar sempre

Uma dica muito últil: marca o ponto motor com uma caneta própria para pele ou um marcador permanente. A marca dura vários dias e podes retocá-la a cada três ou quatro dias.

Com o tempo, vais saber de memória onde está o ponto motor em cada músculo. Isso torna tudo mais rápido e eficiente.

Estou certo de que este artigo te vai ajudar a conhecer melhor o teu electroestimulador e a tirar dele o melhor rendimento.

E se ainda não tens um ou não sabes qual é o mais adequado para ti, clica aqui. Terei todo o gosto em ajudar-te.

Vou ajudar-te a escolher o equipamento certo para ti.

Seja feliz

Pedro García

Mais artigos...

Partilhe com os seus amigos

Conheça os nossos produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *