Search
Close this search box.
Condromalácia patelar colocação de elétrodos

Condromalácia rotuliana e eletroestimulação

A condromalácia rotuliana não é simplesmente um “desgaste”, mas sim uma degeneração e amolecimento da cartilagem que reveste a parte posterior da rótula. Este processo pode causar inflamação e dor na parte frontal do joelho, especialmente quando se passa muito tempo sentado, ao subir escadas ou ao fazer esforço com o quadríceps.

Pode afetar qualquer pessoa, mas não se deve apenas a um quadríceps fraco. Está mais relacionada com um desequilíbrio muscular na perna, sobretudo entre o quadríceps e outros grupos musculares, como os isquiotibiais e os glúteos. Além disso, fatores sistémicos como o stress oxidativo, podem agravar a condição, pois reduzem a capacidade de regeneração da cartilagem e favorecem a inflamação, o que aumenta a dor e acelera a progressão do desgaste articular.

Sabia que a eletroestimulação pode ajudar a aliviar a dor e a recuperar a mobilidade?

Como pode a eletroestimulação ajudar?

A chave para reduzir a dor é fortalecer o quadríceps sem causar mais danos ao joelho. A eletroestimulação permite fazê-lo sem sobrecarregar a articulação.

Se tem um eletroestimulador e precisa de reforçar o joelho, explico-lhe como utilizá-lo de forma eficaz.

Passo 1: Confirme o seu diagnóstico

Antes de começar, consulte um médico para garantir que tem mesmo condromalácia rotuliana e que pode fortalecer o quadríceps com um eletroestimulador sem riscos.

Passo 2: Fortaleça o quadríceps com eletroestimulação

Comece com um primeiro ciclo de três semanas:

  • Programa: “Força Resistência”
  • Frequência: 2 vezes por semana
  • Intensidade: Nos primeiros dias comece com uma intensidade confortável, mas, à medida que for realizando as sessões, aumente-a gradualmente até ultrapassar os 100 energias no Compex ou 25 miliamperes no Globus.

Algumas pessoas precisam de 4 a 5 semanas para atingir a intensidade recomendada. Se for o seu caso, não tenha pressa e faça as coisas corretamente.

Recommended products

O ciclo seguinte dura outras três semanas:

  • Programa: “Força”
  • Frequência: 2 vezes por semana
  • Intensidade: Igual à anterior, no mínimo 100 energias ou 25 miliamperes, mas recomenda-se que aumente pelo menos para 150 energias no Compex ou 30 miliamperes no Globus.

Após estas 6 semanas, experimente retomar atividades suaves, como caminhar ou pedalar em bicicleta a baixa intensidade. Aumente progressivamente a atividade, mas sem forçar.

Se a dor persistir, repita o ciclo de 6 semanas antes de aumentar a intensidade dos treinos voluntários.

Manutenção: Previna a dor a longo prazo

Para evitar o reaparecimento da dor, utilize o programa “Força Resistência” uma vez por semana como manutenção. É uma sessão curta, mas suficiente para manter o joelho e o quadríceps fortes.

Pouco tempo para bons resultados

Seguindo este protocolo, pode fortalecer o quadríceps e reduzir a dor sem comprometer o joelho.

Se tiver dúvidas, deixe o seu comentário. Terei todo o gosto em ajudá-lo.

Seja feliz

Pedro García

Recommended products

Mais artigos...

Partilhe com os seus amigos

Conheça os nossos produtos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
1
Precisas de ajuda?
Scan the code
Olá!!!
Está à procura de um produto e não tem a certeza de qual é o que melhor lhe convém?

Quer que eu o ajude?
Aceito ser incluído no ficheiro de Pedro García López para receber uma resposta ao meu pedido. Poderei cancelar a minha inscrição de acordo com a Política de Privacidade.