---
title: "Electroestimulação e eletroestimuladores para tirar contracturas e a dor de costas"
description: "Se tens um eletroestimulador e tens dor de costas, vamos dar-te três programas para que possas voltar a normalidade. Descontracturante a 1 hertz  TENS para eliminar e calmar a sensação de dor Oxigenação ou endorfínico para criar uma boa rede de vasos capilares Uma vez que tenhas recuperado, faz uma manutenção/prevenção com o programa resistência aeróbica do teu compex,globus ou cefar"
url: https://electroestimulacaodesportiva.com/electroestimulacao-e-eletroestimuladores-para-tirar-contracturas-e-a-dor-de-costas/
date: 2016-07-22
modified: 2026-03-04
author: "Pedro García"
image: https://electroestimulacaodesportiva.com/wp-content/uploads/2016/07/Eletroestimulacao.-Contraturas-e-dor-nas-costas.jpg
categories: ["Massagem"]
tags: ["Contraturas", "Dor de costas"]
type: post
lang: pt
---

# Electroestimulação e eletroestimuladores para tirar contracturas e a dor de costas

Se és possuidor de um *eletroestimulador* e tens dor de costas, é porque tu queres.

Está na gaveta do teu armário a solução para as tuas dolências, mas não sabes como usá-lo? Ou ninguém te explicou o programa que deves realizar para tirar essa dor?

Desde a (https://electroestimulacaodesportiva.com/) vou-te ensinar a reduzir e eliminar uma contractura e a dor de costas com o teu eletroestimulador.

A primeira coisa que deves fazer é colocar bem os eléctrodos. Se nesse momento estás confuso, eu em breve irei colocar uma publicação sobre como e donde colocar exactamente os eléctrodos para teres uma eletroestimulação eficaz.

Uma vez que os tenhas colocado na zona dolorida, enquanto assiste a um programa televisivo, ou estás lendo, ou até mesmo em repouso, podes estar a realizar uma secção de massagens com o eletroestimulador.

**Os programas que deves utilizar são os seguintes:**

**1º O programa TENS**: Este programa irá eliminar a sensação de dor na zona, mas tenha cuidado, não irá remover o problema ou o que causou a dor. Ele irá eliminar toda a sensação da dor o que vai fazer que te sintas muito melhor. É um programa muito suave que não tens que dar muita intensidade. Não permitas que os músculos fiquem tensos durante este programa. Á mais mínima sensação de tensão tens que diminuir a intensidade.

**2º O programa Descontracturante** (a 1 Hz) Este programa fará com que a contractura se vá retraindo e irá remover toda a tensão dessa zona, o que te vai proporcionar um tremendo alívio. Aqui, a intensidade de aplicar deve ser confortável já que isto é um programa de massagem e estás a trabalhar uma zona dolorida. Lembra-te, a intensidade deve ser suave e confortável.

**3º O programa oxigenação** (a 9 Hz) **ou endorfínico** (a 5 Hz): Estes programas provocam um fluxo sanguíneo bastante significativo na zona dolorida. Se fores constante, pelo menos durante 10 dias (enquanto vês televisão ou antes de dormir, não é muito trabalho) assim vás criar uma extensa rede de vasos capilares na zona, pelo que vai ser menos propensa que voltes a ter uma contractura. Se utilizas o programa endorfínico (a 5 Hz) iras gerar um maior fluxo sanguíneo na zona, estás assim segregando mais endorfinas, que são as hormonas responsáveis de nos fazer sentir bem. Faram que baixa a sensação de dor. A intensidade aqui também tem que ser confortável e agradável.

Podes intercalar um dia de massagem endorfínico com outro de massagem de oxigenação.

**Cuidado com intensidade**. Nestes casos tem que ser suave. Se exageras com a intensidade do teu eletroestimulador, em vez de relaxar a zona iras fazer com que o músculo se contraia mais, assim não estarás a dar qualquer benefício para a zona dolorida.

Se fores constante e seguires as orientações, em poucos dias vais ficar como novo, sem qualquer dor de costas, garças ao teu eletroestimulador.

Uma vez recuperado, e se és propenso a ter dor de costas, não deixes de ver os nossas publicações sobre como ter umas costas sem dor com a eletroestimulação. Lembre-se de fazer o programa de resistência, pelo menos, uma vez por semana para manter um óptimo cuidado das tuas costas ou lombares.

Sé feliz

Pedro García
